terça-feira, 22 de janeiro de 2008


Nome: Cauê Lemes

Idade: 18 anos
Data de nascimento: 07/10/1989
Naturalidade: Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Após passar umas férias há 5 anos em Chapecó - Santa Catarina - com alguns amigos, comecei a me interessar pelo skate, mas eu tinha problemas para fazer manobras, pois me faltava equilíbrio. Como havia um pessoal que usava o skate para descer lombas sentado, resolvi entrar nessa onda. Após chegar em casa, contei para o meu pai que queria começar a descer lombas de skate. Fomos então a uma skate shop e ele me deu um longboard e equipamentos de proteção. Usava o long como um buttboard. Após algum tempo conheci um pessoal em Novo Hamburgo (os quais são meus amigos e parceiros de treino hoje) que faziam stand up. Eles começaram a me fazer ficar cada vez mais vidrado por lombas, pois no início era meu passatempo de final de semana. Comecei a treinar bem devagar em São João do Deserto, um município perto de Novo Hamburgo. Depois de algum tempo conversei por telefone com o atleta Alexandre Maia de SC do Stand Up, o qual me deu o contato do Gilberto Cossia (o pioneiro do streetluge no Brasil). Foi ele quem fez meu primeiro luge e veio até Porto Alegre me ensinar a andar. Por conta dos contatos nos tornamos amigos, e foi ele quem me ensinou muito do que sei hoje. Veio correr aqui no campeonato de Teutonia em 2004 e me passou mais algumas dicas de como me comportar e pilotar o streetluge, especialmente em alta velocidade.
Depois de muito treino, conversas com o Gilberto e uma ida a São Paulo andar com ele, fomos juntos a uma das etapas do mundial da IGSA (Organização Internacional de Esporte a Gravidade) em Are-Suécia, em 2005, campeonato que me mostrou que era esse o esporte que eu iria seguir. Além do mais, pude notar muitas inovações e técnicas de pilotagem com campeões mundias e pilotos de diversas nacionalidades.
Desde então, sempre treino e tento evoluir o máximo possível para atingir um alto nível técnico. E para isso continuo correndo campeonatos mundias todos os anos. Em Julho de 2006 tive um grave acidente na Suiça em um campeonato da IGSA chamado COASH, onde tive fraturas e fiquei internado 3 semanas e meia até poder retornar ao Brasil. Todo o tempo que fiquei impossibilitado (mais ou menos 10 meses) de andar serviu para que eu refletisse o tamanho do erro que cometi. Eu não estava preparado para competir em um circuito tão técnico como era aquela descida, visto quando embarquei tinha como objetivo tornar esse campeonato um treino e uma grande experiência. Me recuperei e continuo firme lutando por meus objetivos.
Além de ganhar experiência nos campeonatos em geral, acabei fazendo muitos amigos aqui, no Brasil em geral e no mundo. As amizades são algumas das melhores consequencias da prática de downhill. Esse esporte acabou se tornando uma grande família e a cada dia ganha mais adeptos e simpatizantes.
Pela última atualização do ranking mundial da IGSA fiquei em 6 lugar em 2007.

Pode-se olhar a tabela completa do ranking mundial de streetluge de 2007 no site: http://www.gravitysports.com/rankings/world_rankings/2007_world_rankings/2007_world_rankings.htm

Campeonatos Mundiais:

  • Are- Suécia / World Cup Sweden 2005 15 colocado
  • Thusis -Suiça/ COASH 2006 Acidente.Sem colocação.
  • Jungholz-Austria/ Almabtrieb 2007 8 colocado
  • Thun-Suiça /Alpspeed 2007 6 colocado
  • Thalgau- Austria/ Rock and Roll 2007 8 colocado
  • Pringle Bay -África do Sul/ Hot Heels Africa 2007 6 colocado
Pretendo correr 5 etapas esse ano.

Campeonatos Nacionais:

  • Teutonia - Rio Grande do Sul/ Teutonia downhill Speed 2004 2 colocado
  • Teutonia - Rio Grande do Sul/ Teutonia downhill Speed 2005 4 colocado
  • Teutonia - Rio Grande do Sul/ Teutonia downhill Speed 2007 7 colocado
  • São João do Deserto- Rio Grande do Sul / São João do Deserto Downhill Speedboard Challenge 2003 4 colocado
  • São João do Deserto- Rio Grande do Sul / São João do Deserto Downhill Speedboard Challenge 2004 1 colocado
  • São João do Deserto- Rio Grande do Sul / São João do Deserto Downhill Speedboard Challenge 2005 1 colocado


Postado por Heitor Tosetto às 09:58  

0 comentários:

Postar um comentário