SEGURANÇA

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008




Segurança no Street Luge.

O streetluge é um esporte radical, no qual se envolve velocidade e o risco de colisão com outros competidores, bem como em muros e meio fio (no caso de campeonatos é o feno) está muito presente. O primeiro passo a ser tomado é a conscientização. No sentido de que deve saber seu limites, no caso de quão rápido e em que tipo de pistas se sente apto a andar. Em vários tipos de acidente o que amortece a queda e salva o piloto de fraturas e de esfolões é seu traje de proteção. Em um nível mais básico, joelheiras,luvas, cotoveleiras, um tenis resistente (de preferência de cano mais alto) e um capacete fechado já te oferecem um mínimo de segurança. O problema é que o rsico aumenta ,conforme a velocidade que você vai adquirindo. Desta maneira o mais aconselhável é um macacão de couro com proteções internas (cotoveleiras e joelheiras), pois há alguns que são apenas couro. Quanto ao capacete há um modelo que foi desenvolvido para o snomobil e que os pilotos do mundo todo o adotaram. Mas como saíram de fabricação, capacetes para moto já são suficientes, o problema é que pela posição no carrinho, esses capacetes se tornam incomodos e tiram um pouco da visão. O capacete adotado por vários pilotos são da marca Ícaro 2000, pois são leves e aerodinâmicos (como o modelo Skyrunner e o 4flight Cut). Luvas de couro, especialmente com kevlar em cima dos dedos é muito recomendável também. Pode ser usado tenis de skate, sapatilhas... mas a recomendação novamente é de algo com cano um pouco mais alto, pois evita que você raspe o tornozelo em algum acidente.

Há vários tipos de quedas, mas tenha certeza que o investimento em equipamento de proteção deve ser maior do que no carrinho em si, pois se for pensar, é muito mais doloroso e caro tratar uma fratura, especialmente se for séria. É importante os mais experiêntes ou conhecidos dêem o exemplo aos iniciantes.

O treino é fundamental para a evolução, não apenas do modo como você conduz o seu carrinho, mas também o respeito que deve ser adquirido pelos outros pilotos e pela pista. Se tratando de um esporte individual, em campeonatos, todos querem a vitórias, mas como apenas um a atingirá, deve andar de modo a ser competitivo, mas tomar muito cuidado para não atrapalhar os outro. Atitudes anti-desportivas em campeonatos, especialmente mundiais, são punidas e sujam a imagem do piloto. O melhor jeito de chegar na vitória é através da evolução pessoal. Em campeonatos, o mínimo que se espera do organizador é cuvas com paredes de feno alto, para que se houver acidentes, o dano aos atletas seja o menor possível, pois o feno amortece e muito colisões.

por Cauê Lemes





Segurança

Vamos iniciar este assunto, dando ênfase para a construção dos luges, bem como se atentar ao detalhe principal, a segurança dos pilotos.
Na construção dos luges, as equipes participantes vão definir cada projeto com características próprias, porem um aviso, procure deixar os luges rígidos, devido a dar mais segurança para os pilotos.
Um luge que tem problema estrutural, não faz muita curva, e isso além de dificultar a pilotagem, pode ocasionar um grave acidente.
Visando a segurança dos pilotos, que por sinal estarão iniciando no esporte, quero deixar bem claro... cuidado, pois ao perder o controle de um luge, você se torna passageiro.... e ai coisa pega.
Pensemos em fazer uma apresentação segura, inclusive zelando pela conduta esportiva que devemos adotar perante o nosso concorrente.
Para se andar com segurança, o mais apropriado é ter um bom macacão de couro, capacetes com viseira, luvas e um bom tênis para frear.
Mas para aqueles que não possuem estes equipamentos, é necessário utilizar duas calças grossas, jaqueta, cotoveleira, joelheira, capacete, luvas e tênis.
Ao pilotar um luge, você irá perceber que o pendulo do corpo vai auxilia-lo nas curvas, e procure frear sempre com o pé que está do lado de fora, justamente para fazer o pendulo com a perna que está do lado interno da curva.
Bem, por enquanto é isso, espero que possa ter colaborado.



Um abraço e boa sorte a todos






por Giba Cossia

Postado por Heitor Tosetto às 12:27  

0 comentários:

Postar um comentário